10 dicas que todo síndico precisa saber

1 Curtidas. 17349 Visualizações

Dicas valiosas

1-Conheça as leis aplicáveis ao condomínio

O condomínio é regido por normas dispostas Código Civil. Nesta lei, estão descritas as atribuições do síndico, os direitos e deveres dos condôminos, dentre outros pontos.

Além do Código, o gestor deve conhecer as leis que tangenciam o tema. A lei de locações, por exemplo.

No que diz respeito às leis internas do condomínio, o síndico não deve somente conhecê-las, mas fazer com que sejam cumpridas. A convenção, o regimento interno e as determinações da assembléia são leis para todos.

2-Convoque assembléias de condôminos

E é atribuição do síndico realizar tal tarefa. Um bom gestor marca as reuniões com antecedência, na forma e no prazo estabelecido na convenção. Sempre que necessário, também convoca uma assembleia extraordinária. Não importa o motivo.

3-Seja transparente

Informe qualquer procedimento judicial ou administrativo de interesse do condomínio à assembleia de condôminos. Apresente a  prestação de contas anual.  São duas das atribuições legais do síndico previstas no Código Civil.

Muito além do que manda o Código, um bom síndico sabe o valor da transparência na gestão. É a forma mais certa de criar uma relação de confiança com todos os usuários. Por isso, mantenha todos bem informados sobre as questões do condomínio, ainda que sejam “pequenas”.

4-Cuide bem das finanças do condomínio

Lidar com a inadimplência é uma das tarefas mais difíceis do síndico. Os devedores podem ser obrigados a pagar juros, multa e correção monetária sobre o valor da taxa. Verifique a possiblidade de acordos ou isençaõ de multas/juros.

Um bom síndico, em qualquer situação, deve ter mente que o dinheiro do condomínio não pertence a ele. Por isso, deve cuidar muito bem das finanças de modo a não prejudicar o coletivo.

5-Tenha boa comunicação

O síndico que possui boa comunicação com todos os usuários do condomínio consegue realizar uma gestão eficiente. Se você não tem, desenvolva essa habilidade. Assim, será possível ter um diálogo melhor com os condôminos, além de lidar com os funcionários de forma mais amigável e funcional.

6-Organize a burocracia

Necessário a  organização de  tudo que diz respeito ao condomínio. Contratos trabalhistas ou de prestação de serviços, atas de condomínio, leis internas, balanço financeiro. Todos os documentos (mesmo os digitais) devem ser conservados para facilitar a atual e as futuras gestões.

7-Seja um síndico mediador

Lidar com as discussões na assembleia de condôminos que discute vaga de garagem não é fácil. E a confusão criada pelo som alto na festa do morador da cobertura, também não.  Um bom síndico é, antes de tudo, um mediador de conflitos. E todas as habilidades que isso requer (escuta, paciência, ponderação) são muito bem vindas em um condomínio.

8-Administre com auxílio

O síndico pode transferir a terceiros algumas ou todas as funções administrativas. Isso significa que ele pode contar com ajuda na hora de gerir o condomínio.

O subsíndico, por exemplo, é muito comum em condomínios com várias torres. Em condomínios muito grandes, a contratação de uma administradora pode ser interessante. O Conselho Fiscal ajuda a tornar a gestão mais transparente. As comissões de condôminos para assuntos determinados alivia e qualifica o trabalho de gestão.

9-Tenha iniciativa

Tenha iniciativa. Tome decisões, antecipe problemas, proponha soluções e melhorias ao condomínio. Todo síndico é gestor e todo gestor é um pouco empreendedor.

10-Contrate o seguro condomínio obrigatório

O artigo 1.346 do Código Civil diz que “é obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial”. É responsabilidade do síndico contratar o seguro condomínio. Quando isso não ocorre, ele será responsável por qualquer problema, inclusive podendo responder por perdas e danos e ser obrigado a ressarcir os moradores.

(Referência de pesquisa - JOMANI , Corretora de Seguros)

PUBLICADA EM: 21/02/2020 09:43:08 | VOLTAR PARA: Dicas e informações | OUTRAS PUBLICAÇÕES
Fonte: teste

Nossa empresa